Começa última fase de obras na Av. Brasil

Remanejamento da rede de esgoto que passa sob o viaduto da Av. Goiás era para ter sido feito em 2015. A previsão agora é que a obra seja entregue em julho

Por Vânio 13/05/2019 - 19:19 hs
Foto: Dircom - Prefeitura

A Prefeitura de Anápolis começa neste sábado, 11, a última fase do plano de mobilidade urbana da cidade, que tem como gargalo a Av. Brasil.  Nesta fase, será feito o remanejamento da rede de esgoto que passa sob o Viaduto Deocleciano Moreira Alves, no cruzamento da Av. Goiás com a Brasil.

Dividida em duas etapas, a gestão planeja desvios que não afetem a rotina da população. Na primeira, o desvio no trânsito será apenas do trecho da Avenida Brasil Sul — referente ao quarteirão entre a Rua Barão do Rio Branco e a Avenida Goiás. Já na segunda etapa, a interrupção do tráfego se estende até a sede administrativa do município, ao longo de 110 metros, impedindo o acesso à Avenida Brasil Sul pela Avenida Goiás.

A obra deveria ter sido feita antes da construção do viaduto, conforme relata a gerente da Saneago de Anápolis, Tânia Valeiano. “Em 2015, após o anúncio da construção deste viaduto, a Saneago solicitou o projeto de remanejamento das redes à Prefeitura e alertou para que as obras não fossem iniciadas sem este planejamento”, explicou Tânia. Mesmo assim, ela diz, as obras começaram.

“Quando constatamos que ela já estava em fase final, mas a adequação não tinha sido feita, chegamos a procurar o Ministério Público, mas a empresa terceirizada se posicionou dizendo que ainda estava prevista no cronograma e que seria realizada”, pontuou. Ela ressalta que partiu do atual prefeito, Roberto Naves, a determinação de, finalmente, realizar a intervenção por completo, pois a empresa, propôs solução paliativa, contrariando as orientações da Saneago.

Trânsito no viaduto continuará liberado

Conforme planejamento divulgado pela Prefeitura, a obra será dividida em duas etapas, a intervenção não impacta o trânsito no viaduto Deocleciano Moreira, que permanece livre durante todo o período de obras. Na primeira, será interrompida apenas a quadra da Avenida Brasil Sul, entre a Rua Barão do Rio Branco e a Avenida Goiás. Ou seja, só estará interrompido o tráfego para quem quiser passar pela lateral do viaduto no sentido norte-sul.

Na segunda etapa, será fechada a Avenida Brasil Sul desde o cruzamento da Avenida Goiás, até a frente da sede da Prefeitura. A Avenida Goiás será interrompida nos sentidos centro-bairro e bairro-centro. Quem tiver o costume de acessar o centro da cidade pelas vias interditadas pode desviar para rotas alternativas pela avenida Fayad Hanna e rua Amazílio Lino Souza, além da rua Aluísio Crispim — paralela à rua Barão do Rio Branco, que também dá acesso à Avenida Senador José Lourenço dias, a Contorno. Quem está vindo no sentido oposto, sentido centro-bairro, pode trafegar tanto pela Rua Barão do Rio Branco, quanto pela Amazílio Lino e Fayad Hannah.